ATCUD
2022-12-12
To stop receiving notifications on forum posts unmark the star icon macOS
Bom dia George, espero que estejas bem.


A nossa contabilista questiona se o nosso programa já está a funcionar com o ATCUD?


Como temos duas empresas com o software da Hansa, a Isabel Pinto Fotografia, Lda e a Sardine & Kangaroo, lda, gostaria de saber se precisamos fazer alguma actualização que permita que a comunicação de séries seja garantida de forma automática através do WebService.



Muito obrigada .

Cumprimentos,
Fernanda Casique
2022-12-14
Bon dia,

Para obter o ATCUD, os sujeitos passivos deverão comunicar previamente a AT os números de séries fiscais que utilizarão nas faturas no ano de 2022. Uma vez comunicada, a AT emitirá um código de validação(ATCUD) para cada série de números informada.

O ATCUD está disponível para SERP a partir da versão 8.5 2021-08-28. Para inserí-lo procure o módulo Gestão de Vendas >> Parâmetros >> Número de Séries Fiscais. Insira os números fiscais para o ano de 2022 e alterne para a aba "B". Na coluna "ATCUD" insira o código de validação fornecido pela Autoridade Tributária.

Para inserir o ATCUD nos formulários, no mesmo módulo Gestão de Vendas, selecione Formulários >> Faturas (apenas selecione, sem abrir) >> e no menu de operações selecione "Definir formulário". No campo "Modelo Formulário" selecione o modelo (e.g FATURA_QR) e abra usando o comando de colar especial (Cmd+Shft+Enter). Ao abrir o editor de formulário, clique em campo e selecione o local na fatura onde deseja inserir o campo ATCUD. Em "Nome Campo" escolha a opção ATCUD e clique Ok. Esse campo mostrará o ATCUD no formato exigido pela AT (ATCUD-Número de Serie Fiscal).

O Código QR também contém o ATCUD conforme especificação da AT. Acesse o QR de uma fatura e confira a posição "H" da leitura do Código QR. Ela corresponde ao ATCUD inserido nos Parâmetros "Números de Serie Fiscal)
2022-12-15
Created byFernanda Casique10:10 14 Dec 2022
Bon dia, Para obter o ATCUD, os sujeitos passivos deverão comunicar previamente a AT os números de séries fiscais que utilizarão nas faturas no ano de 2022. Uma vez comunicada, a AT emitirá um código de validação(ATCUD) para cada série de núme
Bom dia Fernanda

Podem indicar um técnico que eu possa consultar para a ajuda da instalação. Não consegui perceber sequer se tenho que actualizar as nossas versões do programa ou não e temos duas empresas distintas com o vosso programa.

Obrigada,

Paula
Fernanda Casique
2023-01-05
Created by18:08 15 Dec 2022
Bom dia Fernanda Podem indicar um técnico que eu possa consultar para a ajuda da instalação. Não consegui perceber sequer se tenho que actualizar as nossas versões do programa ou não e temos duas empresas distintas com o vosso programa. Obrigada
Pude verificar sua versão e contém as alterações feitas para o uso de ATCUD
This thread has been closed for further comments. Please create a new thread
Back to the list
Latest Posts
I have a new advertising system, Table advertisement android terminal running android 11. I have be...
06:38 25 Apr 2024
Piotr Teteruk
Hi Agnieszka, ok, will try to it remove one more time and will Łęt you know if it works. Thank ...
16:14 21 Apr 2024
You can subscribe to notifications for any post in this forum by selecting the 'star' icon on the top right corner of the topics list. You have to log in to use this functionality.