QR Code
ConsulBiotech, Investigação e Desenvolvimento, Unipessoal, LDA
2021-05-17
To stop receiving notifications on forum posts unmark the star icon macOS
Bom dia,

O campo para o coding QR não aparece impresso.
Segui os todos os passos indicados em https://forum.hansaworld.com/eng/StandardERPForum/viewmessage/5104/8355559#post8355559

e não consigo visualizar e imprimir o código QR.

Agradeço novas indicações

Obrigado
Guilherme Ferreira
Arthur Ferretti
2021-05-18
Ola Guilherme,
Qual a versao do sistema que esta utilizando?
Poderia confirmar se o seu codigo de cliente eh o 1038699.
Aparece alguma mensagem de erro?
Muito Obrigado,

Atenciosamente,
Arthur
ConsulBiotech, Investigação e Desenvolvimento, Unipessoal, LDA
2021-05-20
Created byArthur Ferretti19:29 18 May 2021
Ola Guilherme, Qual a versao do sistema que esta utilizando? Poderia confirmar se o seu codigo de cliente eh o 1038699. Aparece alguma mensagem de erro? Muito Obrigado, Atenciosamente, Arthur
Olá Artur

Não aparece mensagem de erro, apenas não é visível o QR code.
Versão Standard Accounts 8.5

coding cliente 1008881

Aparece em MyStandard como “not running”

Obrigado
Guilherme
Arthur Ferretti
2021-05-28
Ola Guilherme,
Vc pode 'disparar' o server desde o mystandard. Por favor me avise se conseguistes.
Algumas instrucoes para o QR code podem ser encontradas neste forum. Procure por QR code. Seguem algumas instrucoes:

Como incluir o Código QR (QR Code) em meus formulários?

De acordo com o Decreto-Lei n.º 28/2019 de fevereiro de 2019, e a sua regulamentação de agosto de 2020 (Portaria n.º 195/2020), a obrigatoriedade efetiva do QR Code será a partir do dia 1 de janeiro de 2022 (vide proposta de OE 2021). Contudo, a inclusão do QR Code nas faturas e demais documentos fiscalmente relevantes é já legalmente permitida a partir do primeiro trimestre de 2021, e a sua adoção pelas empresas transfere benefícios fiscais de acordo com determinados critérios.

Diante do acima exposto, os produtos HansaWorld foram atualizados para conter o QR Code nas faturas e demais documentos fiscalmente relevantes a partir da versão 8.5 2020-12-22, build 85350332. A build será disponibilizada para download e/ou atualizaçao até o dia 31/12/2020, e o arquivo necessário para importação dos modelos de formulários atualizados está anexo a esta postagem.

Assim sendo, a fim de poder usufruir da inclusão do QR Code nos formulários desses documentos, deve-se ter em consideração os tópicos abaixo:

1.1 Atualizar a versão do produto que utiliza, seja Standard ERP ou Standard Accounts, para a versão 8.5 2020-12-22, build 85350332 ou posterior, de acordo com a natureza de sua utilização:
a. Para instalação client-server, atualizar o servidor, e ao iniciar a aplicação cliente novamente esta será também atualizada.
b. Para instalação local, efetuar o download de um novo cliente, e importar seu arquivo de backup.



1.2 Após efetuar a atualização do produto, importar o arquivo anexo a este tópico, que contém os modelos de formulários padrão para os diversos documentos, formatados para conter o QR Code. Para efetuar a importação do arquivo:

a. Efetuar o download do arquivo anexo e guardar em local de fácil acesso.
b. No Módulo Sistema > Rotinas > Importar > Procura Manual de Ficheiros > Buscar o ficheiro que deseja importar, e clicar no botão “Abrir”.
c. Aguardar alguns segundos até que findo o processamento.


1.3 Verificar através da impressão de um ou mais documentos, faturas, por exemplo, a aplicação do novo modelo de formulário contendo o QR Code.

1.4 Caso seja necessário efetuar manualmente a inclusão do QR Code em formulários:
a. No Módulo Sistema > Registos > Modelos Formulários > Buscar o modelo que deseja alterar, e clicar duas vezes sobre o mesmo para abrir a janela de edição.
b. Clicar no botão “Campo” e selecionar um local no formulário para inclusão do campo.
c. Em “Nome Campo”, buscar e selecionar o “Portuguese QR Barcode”.
d. Em “Estilo”, buscar e selecionar “QRCODE”.
e. Para configurar o tamanho adequado do QR Code, garantir que haja uma diferença de 110 pontos entre “Esquerda” e “Direita”, e também 110 pontos entre “Topo” e “Base”, a fim de que possua ao menos 3 cm quando impresso. Por exemplo, se “Esquerda” possuir o valor "300", garantir que "Direita" possua valor "410", e o mesmo se aplica para “Topo” e “Base”.
f. Posicionar o QR Code em um local apropriado. Note que pode ser necessário ajustar o layout de toda a página, reposicionando os elementos que nela existirem.

Para detalhes de como editar um modelo de formulário, acesse: http://www.hansamanuals.com/main/english/none/theconf___609/manuals/version___85/hwconvindex.htm

NOTA: para Standard Accounts será necessário subscrever ao in app “Editor de Formulários” para pode editar modelos de formulários.


IMPORTANTE:



2.1 O arquivo disponibilizado contém os modelos de formulários padrão para cada tipo de produto, e a associação destes para serem utilizados como padrão para impressão. Sendo assim, se antes utilizava um formulário denominado “FATURA” para impressão de faturas, a partir da importação do arquivo anexo, para a impressão de faturas será utilizado o formulário “FATURA_QR”, que é uma cópia do mesmo formulário “FATURA”, contendo apenas o QR Code. Portanto nenhum modelo de formulário será sobrescrito.
a. NOTA: caso os modelos de formulários padrão nunca tenham sido alterados pelos usuários, não há qualquer impacto.
b. Caso necessite utilizar os modelos de formulários anteriores, e adaptá-los para conterem o QR Code, será necessário seguir os passos indicados no procedimento indicado no tópico 1.4 acima para poder inserir o QR Code, e refazer a associação do modelo de formulário de acordo com o seguinte procedimento: http://www.hansamanuals.com/main/mailnumber___60103/theconf___609/manuals/version___85/langcode___PT/hwconvindex.htm?shortcode=HW0107FORM_Printing


2.2 Para novas instalações de produtos, isto é, que não farão ligação a empresas já existentes, ou que não terão qualquer backup importado, não há necessidade de importar qualquer arquivo. Isto porque os modelos de formulários padrão contendo o QR Code para os diferentes documentos já estão presentes nos dados padrão que são carregados automaticamente em toda instalação limpa.


NOTA: caso houver importação de backup ou ligação a empresa existente na cloud, a associação dos modelos de formulários para impressão será sobrescrita pelo backup ou pelos dados existentes em seu servidor, e neste caso será necessário importar o arquivo contendo os modelos de formulários com QR Code, e editar tal associação manualmente, de acordo com o procedimento indicado no tópico 1.4 acima.


- Esta informação está também disponível na seção FAQ deste Forum -
Arthur Ferretti
2021-05-28
Veja tambem o ficheiro anexo.
Obrigado,

Arthur
Please log in to view the files
This thread has been closed for further comments. Please create a new thread
Back to the list
Latest Posts
Agnieszka Klimkiewicz
Hello / Witam It looks that you have old app database and sub files still installed. If you want ...
07:53 12 Apr 2024
Monica Amado
Bom dia, Sónia, Por favor efetuar o download e importe o ficheiro em anexo através de: Siste...
11:48 26 Feb 2024
You can subscribe to notifications for any post in this forum by selecting the 'star' icon on the top right corner of the topics list. You have to log in to use this functionality.