instalação ATCUD e saft
2023-01-04
To stop receiving notifications on forum posts unmark the star icon macOS

Bom dia,
1 - Após ter assinado as duas funções, que referiu na sua mensagem (que transcrevo infra), não encontro o "Gestão de vendas". pode dizer-me como chegar lá?

2 - Ao enviar o SAFT de dezembro dá o erro; "Ocorreu um erro a processar o ficheiro multidocumento gerado. Por favor contacte a equipa de suporte".

Preciso de resposta urgente a ambas as questões

Obrigada
Carla

MGN Filmes
1002796
mgnfilmes@mgnfilmes.pt

mensagem transcrita:
"Boa Tarde Carla

ATCUD está atualmente disponível.

Para usá-lo, você deve assinar a função de número de série de documentos e a função de editor de formulários no mercado

uma vez inscrito, você pode ir para

no Gestao Vendas >> parametros >> Números de serie fiscais tem uma coluna para adicionar o número ATCUD

e edite os formulários que deseja adicionar o campo ATCUD"
2023-01-04

Actualização de informação relativamente à questão 1:
- Fui a Modulo facturação - parâmetros - números de série fiscais
inseri os novos números a usar em 2023 para Faturas, Recibos, NC e ND mas, não existe nenhuma coluna para adicionar o número ATCUD.
O que devo fazer?

Relativamente à questão 2 mantém-se tudo na mesma.

Peço resposta urgente.
Obrigada,
Carla

2023-01-05
Exmos. Senhores,

Continuo a aguardar resposta quanto às questões 1 e 2.

Não há qualquer desenvolvimento quanto à ultima actualização que fiz do ATCUD.

Relativamente ao ficheiro SAFT de dezembro, fui informada pela AT que o erro se deve a:
"...informa-se que o codigo "PRT", no campo , não deve ser incluído no ficheiro SAF-T, uma vez que o mesmo não faz parte da lista de códigos de país (não constam da norma ISO 3166 – 1 - alpha-2, para que remete o SAF-T). Mais se informa que o campo deve ser preenchido, selecionando um prefixo criado para ser utilizado em contextos específicos onde sinaliza a aplicabilidade de regras de direito da União. Pelo que aconselhamos que consulte a empresa produtora de software por forma a promover a devida correção."

Preciso de entregar o ficheiro HOJE. Agradeço resposta.
Carla
MGN Filmes
Fernanda Casique
2023-01-05
Verificando sua conta, a versão que você usa atualmente não contém os requisitos legais que você menciona, é do ano de 2021, você deve atualizar seu servidor para a versão: 2022-10-22.

Nota: NÃO ATUALIZE PARA UMA VERSÃO DEV, E VOCÊ DEVE FAZER UM BACKUP DE SEUS DADOS ANTES
2023-01-05
Created byFernanda Casique15:03 5 Jan 2023
Verificando sua conta, a versão que você usa atualmente não contém os requisitos legais que você menciona, é do ano de 2021, você deve atualizar seu servidor para a versão: 2022-10-22. Nota: NÃO ATUALIZE PARA UMA VERSÃO DEV, E VOCÊ DEVE FAZER
Boa tarde Fernanda,

No centro de navegação não acontece nada quando carrego em "Exportar:Segurança Base de Dados (Backup)" e no Marketplace da empresa só consigo "listar Backups" do ultimo mês e mesmo assim quando peço o download não faz, apenas abre um nova janela vazia no browser.
A opção "Criar Backup" está desactivada e nem dá para selecionar.

Pode dar-me soluções?

Obrigada,
Carla
Fernanda Casique
2023-01-05
1- aceda à página https://mystandard.hansaworld.com/loginpage

2- Faça login com o seu Standard ID e password. O seu Standard ID é o email que tem associado ao seu utilizador

3- com o seu servidor na situação “not running”, selecione a opção “Actualizar Versão” (FAZE BACKUP PRIMERO)

4- na janela de diálogo seleccione a opção “Actualizar Versão” e clique no botão Actualizar na versão Release (VERSION 2022-11-25, NAO ATUALIZE PARA UMA VERSÃO DEV)

5- a situação do seu servidor é alterada para “Updating version”. Não interrompa este processo seleccionando outra opção na página. Aguarde até que a situação altere para “Not running”. Esta acção poderá demorar alguns minutos, dependendo do tamanho da sua base de dados. Pode fazer o refresh à página, no caso da situação não ser actualizada automaticamente.

6- ligue o standard accounts no seu cliente. Este será atualizado automaticamente
2023-01-05
Created byFernanda Casique17:16 5 Jan 2023
1- aceda à página https://mystandard.hansaworld.com/loginpage 2- Faça login com o seu Standard ID e password. O seu Standard ID é o email que tem associado ao seu utilizador 3- com o seu servidor na situação “not running”, selecione a opçã
Boa tarde Fernanda,
Já actualizei a versão e já me aparece a coluna para o ATCUD, vou preencher e se tiver mais alguma questão volto ao contacto.

No entanto, emiti um novo ficheiro SAFT de dezembro mas continua a dar o mesmo erro. Pode por favor ver qual a solução? Obrigada,Carla
Fernanda Casique
2023-01-05
Você pode me enviar o arquivo SAFT? Obrigado
2023-01-06
Created byFernanda Casique21:36 5 Jan 2023
Você pode me enviar o arquivo SAFT? Obrigado
Bom dia Fernanda,
Envie-me por favor o seu email para eu lhe enviar o ficheiro SAFT.

Quanto ao ATCUD já inseri os números fornecidos pelas finanças mas não consigo editar os formulários.
Nas FAQ dizem para: "No campo "Modelo Formulário" selecione o modelo (e.g FATURA_QR) e abra usando o comando de colar especial (Cmd+Shft+Enter)." ora, quando uso o comando indicado não acontece nada. Agradeço outras indicações para poder concluir este processo.

Obrigada
2023-01-09
Created by11:44 6 Jan 2023
Bom dia Fernanda, Envie-me por favor o seu email para eu lhe enviar o ficheiro SAFT. Quanto ao ATCUD já inseri os números fornecidos pelas finanças mas não consigo editar os formulários. Nas FAQ dizem para: "No campo "Modelo Formulário" selecione
Bom dia,
Agradeço resposta URGENTE.
Obrigada,
Carla
Fernanda Casique
2023-01-10
Created by11:44 6 Jan 2023
Bom dia Fernanda, Envie-me por favor o seu email para eu lhe enviar o ficheiro SAFT. Quanto ao ATCUD já inseri os números fornecidos pelas finanças mas não consigo editar os formulários. Nas FAQ dizem para: "No campo "Modelo Formulário" selecione
Através deste fórum você tem a opção de anexar um arquivo, anexe o arquivo SAFT para analisá-lo, em referência à edição dos formulários, anexo uma imagem detalhando onde você deve acessar

2023-01-10
Created byFernanda Casique12:34 10 Jan 2023
Através deste fórum você tem a opção de anexar um arquivo, anexe o arquivo SAFT para analisá-lo, em referência à edição dos formulários, anexo uma imagem detalhando onde você deve acessar
aqui está o ficheiro saft em questão.
Files are pending for approval
2023-01-10
Fernanda, a imagem que me enviou retrata o que eu já tinha conseguido fazer. O problema está no que vem de seguida: na definição de formulários não consigo abrir usando o o comando de colar especial (Cmd+Shft+Enter)que é indicado nas FAQ. Não acontece nada.
envio em anexo printscreen do mais longe que consigo chegar neste processo. Aguardo que me diga quais os próximos passos.
Obrigada.
Fernanda Casique
2023-01-10
Carla, você pode me dizer o erro gerado pelo arquivo SAFT? porque eu verifiquei e não vejo o problema
2023-01-10
Created byFernanda Casique13:58 10 Jan 2023
Carla, você pode me dizer o erro gerado pelo arquivo SAFT? porque eu verifiquei e não vejo o problema
a informação da AT onde explica qual o erro foi:

"...informa-se que o codigo "PRT", no campo , não deve ser incluído no ficheiro SAF-T, uma vez que o mesmo não faz parte da lista de códigos de país (não constam da norma ISO 3166 – 1 - alpha-2, para que remete o SAF-T). Mais se informa que o campo deve ser preenchido, selecionando um prefixo criado para ser utilizado em contextos específicos onde sinaliza a aplicabilidade de regras de direito da União. Pelo que aconselhamos que consulte a empresa produtora de software por forma a promover a devida correção."

Já corrigi o PRT para PT e consegui entregar o ficheiro mas queria evitar ter que fazer essa correção todos os meses.
This answer was useful
Fernanda Casique
2023-01-10
You just need to change country code in System > Settings > Company Info > country Field from PRT to PT if you do no have PT just create a new one

Regarding Form, just click on Form Template field "Factura_QR" > command + Enter, a list will be displayed, then function (fn) + F2
2023-01-10
Fernanda,
relativamente à formatação consegui lá chegar da forma como disse mas ao tentar guardar aparece o Erro: "Campos sobrepostos N/Nome" ora, esse campo não está sobreposto com nenhum outro. Como resolver? envio printscreen.
Obrigada
2023-01-10
Created by17:07 10 Jan 2023
Fernanda, relativamente à formatação consegui lá chegar da forma como disse mas ao tentar guardar aparece o Erro: "Campos sobrepostos N/Nome" ora, esse campo não está sobreposto com nenhum outro. Como resolver? envio printscreen. Obrigada
Está feito.
Obrigada
This thread has been closed for further comments. Please create a new thread
Back to the list
Latest Posts
Monica Amado
This post will be marked as closed due to not getting any reply. ...
12:18 20 Nov 2023
Monica Amado
Boa tarde, Ricardo. Verifiquei que têm o servidor na versão 2023-10-22. Pode por favor reverter a ...
10:55 13 Nov 2023
You can subscribe to notifications for any post in this forum by selecting the 'star' icon on the top right corner of the topics list. You have to log in to use this functionality.